segunda-feira, 5 de maio de 2008

Bahia goleia o Conquista mas não leva o Campeonato

Um gol. Foi isso o que faltou ao Esporte Clube Bahia para encerrar com chave de ouro a brilhante campanha que fez no Campeonato Baiano e levar o caneco para o Fazendão. Mas quem acabou levando a melhor foi o seu arquirrival Vitória, que conquistou o bicampeonato após golear o Itabuna por 5 x 1 no Barradão.

No estádio Armando Oliveira, em Camaçari, palco de uma excelente partida de futebol que teve como destaque a raça de um time que fez valer a sua história e que lutou até o final da partida, ficou a decepção de milhares de torcedores do Bahia de permanecer por mais um ano sem um título estadual, mas dessa vez, a decepção veio acompanhada do orgulho de ter visto seu clube de coração jogar com amor a camisa. O time poderia ter entregue o resultado e evitado uma vitória do seu maior rival, mas fez justamente o contrário. O fato é que o Vitória foi campeão graças ao Bahia.

Questionamentos à atual fórmula de disputa

Com o fim da partida, a torcida do Bahia entoava em massa o canto de "é campeão". E não é para menos: o clube fez de longe a melhor campanha do Campeonato Baiano, ficando em primeiro lugar na primeira fase com 50 pontos, apenas duas derrotas em 22 jogos, e com a melhor defesa do campeonato.

Indiscutivelmente, o Vitória é campeão baiano de 2008, já que de acordo com a regra vigente o rubronegro ficou em primeiro lugar na fase final. Mas a questão é: seis partidas valem mais do que vinte e duas? Parece que para a Federação Baiana de Futebol, sim.

O Bahia perdeu o título merecido em apenas duas partidas, quando foi goleado pelo Vitória e pelo Itabuna pelo placar de três a zero, embora tenha feito - como já foi dito - uma excelente campanha.

Os defensores da atual fórmula afirmam que ela é benéfica porque favorece os times do interior, que não teriam muitas chances de vencer a hegemonia do Bahia e Vitória caso a disputa ocorresse por pontos corridos. Pura lenda. As últimas edições do Baianão mostraram que os clubes do interior, mesmo contando com menos estrutura, tem condições de conquistar o título. O próprio Vitória da Conquista teria sido vice-campeão caso tivesse sido adotado o sistema de pontos corridos. O Vitória da capital também já foi vítima dessa injustiça em 2006, quando fez a melhor campanha mas não levou a taça, que foi conquistada pelo Colo-Colo de Ilhéus.

Com o fim do campeonato estadual, os clubes da Bahia começam a se preparar para o Campeonato Brasileiro, quando o estado terá representantes nas três divisões: Vitória (série A), Bahia (série B) e Conquista (série C).

E parabéns ao Vitória e sua torcida, que pela segunda vez consecutiva venceu o Campeonato Baiano. Agora só faltam 19 títulos estaduais para o clube se igualar ao Bahia.

Um comentário:

Blog Teste disse...

Agora todo sofredor do bahia, vai falar isso se fosse com pontos corridos o bahia era campeão. me poupe viu caio. tanto o vitoria como o bahia teve algumas ajudinhas do tal tribunal desportivo da bahia. o bahia teve jogador expulso q não foi punido, tecnico q foi expulso umas 4 vezes eu acho q não foi suspenso, e que ainda foi expulso no ultimo jogo.
Na verdade o bahia não teve competencia pra ganhar o campeonato...PARE DE CHORAAAAA