quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Jornal da Globo e a Romênia

Na edição de ontem, na madrugada do dia 30 para 31 de janeiro, o noticiário da madrugada global deu mais um espetáculo de anticomunismo. Como parte de uma série de matérias sobre a indústria automobilística exibidas ao longo dessa semana, a reportagem do JG resolveu citar a Romênia, país da antiga Europa Oriental como um exemplo na fabricação da automóveis.

Até aí, se tratava apenas de mais uma matéria de dar sono, até que de repente a repórter cujo nome não me atentei começou: "ná época do comunismo...". A partir desse momento os telespectadores puderam ver uma série de comparações entre o atrasado e antidemocrático comunismo e a modernidade e o progresso representados pelo capitalismo neoliberal.

É uma pena que os editores do reacionário jornal tenham se "esquecido" de comparar os índices sociais da antiga Romênia socialista e a atual, onde a modernidade e o progresso só existem para uma pequeniníssima parcela da população daquele país, enquanto que o restante é obrigada a conviver com a marginalidade e a pobreza. Diga-se de passagem, o país do Conde Drácula tem um dos menores IDH's da Europa.

Nenhum comentário: