quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Duas Caras: racismo e despolitização a la Rede Globo

Os deserviços prestados pela Rede Globo à sociedade brasileira estão longe de ser novidade. Nesse sentido, a novela "Duas Caras", exibida de segunda a sábado no chamado horário nobre é um exemplo de ridicularização do movimento estudantil e um verdadeiro culto ao posicionamento acrítico, do qual a emissora da família Marinho é uma histórica defensora.

Nos últimos capítulos, os telespectadores puderam acompanhar o drama vivido pela personagem de José Wilker, que interpreta um "bonzinho" reitor de uma faculdade privada, vítima de um aluno problemático e - veja só que coincidência - negro, que se aproveita de uma determinada situação para acusar a personagem de Wilker de racismo. Mas o nosso dileto reitor não está sozinho! A favor dele estão um grupo de estudantes que, de forma bem acrítica, posicionam-se na defesa incondicional de seu mestre.

O que a novela faz, na prática, é ridicularizar o movimento estudantil - em dado momento a trama exibe cenas que se assemelham à recente ocupação da reitoria da USP, relatando os estudantes como um bando de desordeiros -, defender o acriticismo e a despolitização, colocando como exemplo de alunos um grupinho que estão sempre do lado da direção e tudo isso, é claro, com uma boa dose de racismo.

Pois bem, mais uma vez a Rede Globo merece uma retumbante vaia por seu explícito desdém com as causas democráticas sempre defendidas pelo movimento negro e estudantil.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu nao acredito que essa novela tenha sido completamente racista...
concordo que na maioria das novelas os negros ocupam papeis como de pobre, corrupto, escravo e etc...
mas tambem temos que ver que ha negros que se aproveitam da situaçao para prejudicar os outros...
nessa novela colocaram um negro para esse papel talvez por coincidencia(ou nao) pois trataram com igualdade... os brancos tambem tem papeis ruins...

eu so nao concordo com novelas e filmes do tipo de "sinha moça" que servia a penas para humilhar cada vez mais os negros...
para mim racismo é coisa do passado entao nao ha necessidade de trazer isso atona.