segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Carnaval de Salvador: espetáculo de exclusão

Definitivamente não vale a pena ir ao carnaval de Salvador, considerada a maior festa popular do planeta, se não tiver uma boa grana pra garantir um abadá em algum desses blocos famosos ou nos camarotes que superlotam os circuitos onde a grande festa é realizada.

Na verdade, é no carnaval que a exclusão social existente no Brasil e, em especial na capital baiana, se mostra mais evidente. Em alguns trechos do circuito Barra-Ondina (considerado o principal da folia) o espaço deixado para os foliões "pipoca" chega a ser menor do que um metro. Ou seja, de um lado os blocos e de outro os camarotes, todos destinado a quem pode pagar.

No entanto, o festival de desrespeito às camadas populares não acontece apenas na Bahia, afinal, para assistir o belo desfile das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro é preciso desembolsar um bom dinheiro.

Fato mesmo é que carnavais como o de Recife e Olinda, muito mais democráticos, estão cada dia mais escassos. Mas enquanto ainda não posso viajar a Pernambuco, acompanho o carnaval pela televisão que, por enquanto, é de graça.

Nenhum comentário: