quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fidel: guerreiro do povo cubano

A notícia do afastamento do presidente de Cuba, Fidel Castro, não foi surpesa pra ninguém, mas ainda assim representa um marco para a ilha caribenha e para a política mundial, já que, depois de 49 anos, Cuba elegerá um novo presidente.

É importante esclarecer, no entanto, que Fidel não renunciou à presidência do país, apenas não aceitou concorrer a mais um mandato de quatro anos na Assembléia Nacional. Embora que os grandes meios de comunicação não costumem divulgar isso, Cuba adota um processo eleitoral muito semelhante a países como França, Inglaterra, Espanha e Itália, onde a população elege o Congresso Nacional que por sua vez, elege o presidente ou primeiro ministro. Mas só em Cuba esse sistema é considerado antidemocrático.

Fidel Castro Ruz ainda continua vivo e com contribuições importantes a dar à Revolução Cubana. A história o absolveu das infâmias lançadas contra ele e o seu povo ao longo desses tempos. Ao contrário do que afirmou o pseudojornalista Wiliam Waack, no Jornal da Globo, o líder revolucionário não defendia idéias "envelhecidas" e "derrotadas pelo tempo", ao contrário, a justeza da Revolução Socialista foi provada ao longo do tempo.

Como herança, Fidel deixa um país onde não existe analfabetismo, com um dos melhores sistemas de educação e saúde do mundo e que figura entre as potências mundiais do esporte. Pode até faltar bens de consumo de luxo, mas não falta alimento no prato do povo cubano. Isso é o Socialismo!

Nenhum comentário: