quinta-feira, 3 de abril de 2008

UNE e UBES querem a sua sede de volta

No dia 1º de abril de 1964, há 44 anos, o Brasil entrava num período que seria marcado pelo terror daqueles que repudiavam qualquer tipo de transformação profunda que beneficiassem o povo pobre do país. Nesse dia, o golpe militar que depôs João Goulart sagrava-se vitorioso, ao tempo em que a elite do país regozijava-se por não ter mais que enfrentar as Reformas de Base que estavam sendo propostas pelo presidente.

Um fato marca essa tragédia: o incêndio da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Praia do Flamengo, 132, uma das primeiras iniciativas da ditadura militar. A UNE sempre foi um instrumento importante da luta democrática, e por isso não interessava aos milicos o seu funcionamento.

Recentemente as entidades estudantis retomaram na justiça a posse do terreno na Praia do Flamengo e iniciaram uma batalha titânica na qual pretendem no local reconstruir suas sedes. A reconstrução da sede da UNE e da UBES é uma dívida do estado brasileiro para com o movimento estudantil e com a luta pelo aperfeiçoamento da democracia.

Movimento estudantil este que, mesmo perseguido pela sanguinária ditadura, cumpriu - e cumpre - um importante papel na luta pelo retorno da normalidade democrática em nosso país. Que seja reconstruída a sede da Praia do Flamengo e respeitada a memória do movimento estudantil, da qual fazem parte centenas de heróis que, em muitos casos, pagaram com suas próprias vidas o preço da liberdade!

Mais informações:
Deputados pela reconstrução da sede da UNE, matéria publicada no Vermelho Online
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=35314

Nenhum comentário: