sexta-feira, 28 de março de 2008

Popularidade de Lula irrita a oposição

"É importante lembrar que o meu partido [PT] só tem 14 senadores e o Senado tem 81. Para aprovar qualquer coisa, eu preciso ter 41 senadores. E estão lá os nossos amigos do PSDB, que, no primeiro momento, eu diria, trabalharam de forma civilizada. Estão lá os nossos amigos do DEM, que tiveram tanta vergonha, que mudaram o nome do partido, de PFL para DEM. Estão lá, destilando ódio, destilando ódio. Ódio. Coisa que mesmo que, quando era dirigente sindical, não conseguia destilar ódio contra os meus adversários", afirmou Lula na cidade de Delmiro Gouveia (AL), quando lançava o programa Territórios da Cidadania no estado.

A afirmação de Lula de que a oposição destila ódio vem acompanhada por mais uma pesquisa de popularidade que registra o mais alto índice favoravel ao presidente desde a sua posse. A pesquisa mostrou que 7 em cada 10 brasileiros estão satisfeitos com o governo Lula, mesmo quando este enfrenta mais uma ofensiva de denúncias da grande mídia.

Confira os detalhes da pesquisa, divulgada no sítio do Ibope:

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra um aumento expressivo da popularidade do Presidente Lula. Seu governo é considerado ótimo ou bom por 58% da população brasileira (eram 51% em dezembro), enquanto 30% o avaliam como regular e 11% como ruim ou péssimo. A forma como o Presidente Lula administra o país é aprovada por 73% dos brasileiros, o que representa um crescimento de oito pontos percentuais em relação a dezembro, e desaprovada por 22%. A nota média dada para o governo Lula variou de 6,6 em dezembro de 2007 para 7,1 em março de 2008.

Outro indicador positivo para o governo é a confiança no Presidente, que passa de 60%, em dezembro, para 68% em março, enquanto cai de 35% para 28% o total daqueles que afirmam não confiar em Lula.

A pesquisa mostra também que a população brasileira está satisfeita e otimista em relação ao ano de 2008, já que 81% o consideram bom ou muito bom até o momento e 85% acreditam que o restante do ano continuará sendo assim.

Pode-se dizer que a avaliação positiva em relação ao governo está se refletindo em todas as áreas pequisadas, entre elas a expectativa da população para os próximos seis meses. Os resultados mostram que 35% pensam que a renda das pessoas em geral vai aumentar, enquanto 42% declaram que a própria renda irá aumentar. Em relação ao desemprego, hoje 42% acreditam que ele vai aumentar nos próximos seis meses, mas esse índice era de 46% em dezembro, e de 52% em setembro de 2007. Quanto à expectativa de inflação para os próximos 6 meses, 51% acreditam que irá aumentar, índice bastante próximo ao da última rodada (49%).

Avaliação

A maioria da população aprova a atuação do governo no combate ao desemprego (55%); em programas sociais, na saúde e na educação (60%); no combate à inflação (51%); no combate à fome e à pobreza (62%) e em relação ao meio ambiente (60%). Por outro lado, os brasileiros desaprovam o governo Lula no que diz respeito à taxa de juros (53%), à segurança pública (56%) e aos impostos (60%). É importante observar, entretanto, que mesmo nestas três últimas áreas, a tendência indica queda da desaprovação e aumento da aprovação à atuação do governo.

Sobre a pesquisa

Período: A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de março.
Amostra: Foram entrevistadas 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 141 municípios do Brasil.
Margem de erro: É de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.

Com informações:
http://www.ibope.com.br/

Nenhum comentário: